quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Imporância da leitura

A importância da leitura e produção textual na proposta das Séries Iniciais

Resumo: O leitor competente executa um trabalho que vai além da decodificação pura e simples do código lingüístico. Ele executa um trabalho de construção do significado, utilizando-se de estratégias como: seleção, antecipação, inferência e verificação. A formação de leitores competentes, como processo anterior ao da formação de escritores, exige a participação do professor, enquanto promotor de uma intertextualidade organizada em torno da diversidade de textos que circulam socialmente o aluno. Preparar este leitor é um trabalho que pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente.

Palavras-chave: significado, intertextualidade, esquema, análise, compreensão.



O trabalho com leitura tem como finalidade formação de leitores competentes e, conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática da leitura, que é o espaço de construção da intertextualidade. A leitura nos fornece uma das matérias-primas para a escrita. Ela também contribui para a familiarização com modelos de produção textual.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua. Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão e na qual os significados começam a serem constituídos antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor experiente que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê. A leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como: seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível alcançar rapidez e proficiência. É o uso desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas etc.

Um leitor competente é alguém que, por iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os trechos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua. Que consegue utilizar estratégias de leitura adequada para abordá-los de forma a atender a essa necessidade. De acordo com Zilbermann,

“Ler implica não só apreender o significado, mas também trazer para o texto lido a experiência e a visão de mundo do leitor. Existe, portanto, uma interação dinâmica entre leitor e texto, surgindo da leitura um novo texto”. (Zilbermann, 1988:14)



Formar um leitor competente

Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos, que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto, que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.

Um leitor competente constitui-se através de uma prática constante de leitura. O trabalho do professor deve organizar-se em torno da diversidade de textos que circulam socialmente. Este trabalho pode envolver todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente.

O que é relevante no ato de ler
O ato de ler é o processo de “construir significados” a partir do texto. Isto se torna possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor. Quanto maior for a compreensão do leitor da posição do autor, maior será a probabilidade de êxito na leitura. O professor deve promover o encurtamento entre os elementos textuais e os conhecimentos que o leitor tem do que está lendo. Assim, passa a aproximar o leitor do texto, incentivando-o a ler cada vez mais, pois a leitura passa a ter significado.
Na leitura, o leitor está diante de palavras escritas por um autor que não está presente para completar as informações. O texto atua sobre os esquemas cognitivos do leitor. Quando alguém lê algo, aplica um determinado esquema, alterando-o ou confirmando-o, ou ainda tornando-o mais claro e exato. Assim, duas pessoas lendo o mesmo texto, podem entender mensagens diferentes porque seus esquemas cognitivos e o conhecimento de mundo são diferentes.
O trabalho de leitura tem por objetivo levar o aluno à análise e à compreensão das idéias dos autores buscando no texto os elementos de sentido. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão dos vários materiais portadores de mensagem presentes na comunidade em que vive.
Assim, um trabalho de leitura deve abordar tipos diversificados de textos, enfoques diferentes de interpretação e proporcionar o desenvolvimento de estratégias e habilidades para incentivar a leitura.

REFERÊNCIAS

ZILBERMAN. Regina. História e Sociedade. In São Paulo (Estado) FDE. Leitura: Caminhos da Aprendizagem

Professora Silvana Oliveira Carvalho