segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Projeto Identidade: aluno sujeito e a vivência da cidadania

Projeto Identidade: aluno sujeito e a vivência da cidadania

Esse projeto, além de inaugurar os primeiros passos da primeira série, traz na sua essência a preocupação de trabalhar a formação da identidade, reconhecendo as crianças como pessoas com características e idéias próprias, agentes transformadores responsáveis pelo meio em que vivem, capazes de descobrir e experimentarem a leitura e a escrita, pensando e interagindo com o mundo exterior, descobrindo o seu próprio conhecimento.

Destacando a característica principal do Colégio Santa Rosa de Lima (que é estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual dos alunos), ao invés de fornecer o conceito de identidade pronto, o primeiro passo do projeto foi oportunizar ações pelas quais eles pudessem construir o conceito de identidade, a partir de realidades genuinamente deles. Essas ações se basearam nos personagens do Maurício de Sousa. A escolha desses personagens partiu da minha percepção da simpatia que a turma nutria pela Turma da Mônica. A partir das peculiaridades de cada personagem, os alunos identificaram perfis singulares, que eram importantes para que pudéssemos reconhecer cada um. Nesse momento, os alunos se deram conta de que diferença e identidade são conceitos que estão diretamente ligados. Após essa descoberta, os alunos, de forma cooperativa, elaboraram espontaneamente, dentro do projeto identidade, o projeto intitulado Cresça e Apareça.


Uma das atividades que o grupo planejou foi construir um boneco que pudesse ter características próprias. Assim nasceu o Luxlux, um boneco menino, de olhos azuis, cabelos pretos e roupa pra lá de diferente. A turma, ao construir o boneco menino, demonstra na prática a vantagem de uma educação autônoma como propõe o colégio, pois os alunos não só compreenderam os conceitos que o projeto pretendia desenvolver, como também avançaram no conhecimento, criando novas possibilidades de aprendizagem. Essas novas capacidades se materializaram na forma de um estudo simplificado da constituição interna do corpo humano – como somos por dentro (órgãos), o que é necessário para ficarmos em pé (ossos). O Luxlux tornou-se membro integrante da sala de aula, participando das brincadeiras. Cada família pode conhecer nosso boneco menino, pois esse visitou todas as casas. Uma outra possibilidade que se abriu com a confecção do boneco foi a de trabalhar a questão do respeito às diferenças do outro, pois, sendo o boneco menino tão diferente dos alunos e mesmo assim respeitado por eles, pude introduzir a necessidade de termos essa mesma tolerância e respeito com as outras pessoas.

É importante destacar, nesse projeto, que a construção do conhecimento a partir de realidades as quais eles conheciam, permitiu que os conceitos construídos fizessem realmente sentidos. Assim os alunos não só se apropriaram das descobertas que fizeram como também exercitaram sua criatividade criando novas possibilidades, avançando para além da proposta inicial do projeto, tornando-o ainda mais rico.

Texto produzido pela professora Silvana Oliveira Carvalho.

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