sábado, 11 de outubro de 2008


Sala letrada


"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir.
Cria situações-problema.”
(Jean Piaget)

Introdução

Ter uma sala letrada consiste em organizar a sala de aula com múltiplos materiais escritos, que variem de acordo com as diversas realidades especificas da escola e dos alunos e que possam ser bastante utilizados pela professora como norteadores da proposta pedagógica.
A sala letrada adquire especial importância nos primeiros anos de escolaridade, quando as crianças ainda não dominam ou dominam parcialmente a decodificação, já que permitem que elas “brinquem de ler” textos que lhes são familiares e que lhes proporcionam uma imersão em um mundo letrado. Quanto mais amplo e diversificado for o contato da criança com a linguagem escrita, maiores serão suas oportunidades para descobrir as regularidades desta e para se familiarizar com suas características específicas.
O espaço da sala letrada permite que a criança entenda a leitura e a escrita como atividades portadoras de sentido e não só como atividades de sonorização ou de produção de letras e palavras sem significado. Alguns procedimentos podem tornar o espaço da sala de aula um lugar de letramento:
1. Rótulos: prepare etiquetas bem grandes e escreva nelas, de modo bem visível, nomes que designem objetos da sala ou sua função, como por exemplo: cantinho da leitura, livros, jogos, colas... Prenda as etiquetas nos objetos correspondentes e leia o que está escrito nelas para os alunos, mostrando as letras enquanto pronuncia. Estimule os alunos a lerem diariamente as etiquetas, sugerindo que trabalhem em duplas, troquem as etiquetas de lugar e que os alunos tornem a colocá-las no lugar. Prepare vários conjuntos de cartões com as mesmas palavras e peça que os alunos as identifiquem, comparando-as com as que estão pregadas nos objetos. Peça que procurem as palavras em outros contextos (jornais, revistas, livros da biblioteca, etc.).

2. Palavra-chave: escreva, sobre um pedaço de cartolina ou papelão forrado, palavras que representem os diferentes sons iniciais, acompanhadas da ilustração correspondente e da letra inicial escrita em letra de forma minúscula e em letra cursiva. Por exemplo: a - anel; b - bote; c - cavalo; c - cebola; ch – chaleira (cada uma dessas palavras servirá como chave para recordar o som e a letra que o representa). Importante que as palavras tenham significado para os alunos, pois ficará mais fácil estabelecer relações de som com letra.
3. Marcas e logotipos: solicite que os alunos tragam jornais, revistas, embalagem de produtos etc. Estimule-os a identificar nesses materiais palavras como SILÊNCIO e PARE e marcas ou logotipos de bebidas, canais de tv etc. Depois a turma pode construir o “baú dos segredos” e, em uma cartolina, fazer um desenho de um baú aberto e, dentro do baú, colar as palavras de marcas e logotipos. Brinque com os alunos, escrevendo as palavras com outro tipo de letra e peça que eles identifiquem, estabelecendo relações com as palavras do baú.

4. Datas: estimule os alunos a lembrar-se de datas significativas para eles; por exemplo, a data do seu aniversario, o Natal, as datas históricas. Escreva um conjunto de cartões que contemplam os dias da semana, os números de 1 a 31 e os meses do ano. No lugar do dia e do mês, deixe um corte para poder introduzir a etiqueta correspondente. Estimule os alunos a dizer a data e a trocá-la diariamente.

5. Quadro de responsabilidades: Elabore um quadro de entrada dupla, no qual o nome dos alunos e as diferentes atividades diárias que devem realizar durante a semana.. Um quadro de entrada dupla é uma ferramenta útil para organizar a informação em diferentes âmbitos e é importante que os alunos se familiarizem com ele e o utilizem para vários fins. Exemplo:

Aluno
Distribuir material
Regar o jardim
Registrar a temperatura
Alimentar o canário

6. Gráficos: escolha ocasiões propícias para elaborar diversos gráficos com os alunos, para que eles se familiarizem com essa ferramenta de representação.

7. Registros da cultura oral dos alunos: registre as diversas manifestações da cultura oral do aluno. Por exemplo. Peça que cante uma música de que gostem; estimule a classe a aprendê-la. Escreva a letra da música em uma cartolina diante dos alunos, vá lendo a palavras conforme for escrevendo cada uma. Leia-as e peça aos alunos que “brinquem de ler”.Também pode ser poemas, trava-língua, provérbios, adivinhações......

8. Jornal mural: Apresente para a classe uma notícia de jornal que seja interessante para os alunos. Leia a notícia para eles com entusiasmo e encoraje-os a comentá-la. Proponha que eles façam um jornal mural com os materiais referentes às noticias dos jornais que eles tragam para a escola.

9. Cumprimentos e felicitações: Pode ser um espaço do jornal mural, onde a professora possa escrever cartões felicitando os aniversariantes do mês. Estimule-os a redigir juntamente com o grupo.

10. Avisos: procure uma ocasião propícia para ler, para os alunos, um aviso que tenha chegado para a classe ou para você, pessoalmente. Comente-o com eles, estimule-os a descobrir quem pode ter enviado, com que objetivo, onde já viram outros avisos, que tipos de avisos existem. Aproveite a “bolsa do saber” e crie um bolso com avisos.

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."( Carlos Drummond de Andrade )

Jogos

1. Nome do jogo: Quebra-cabeça.

Introdução: O jogo quebra-cabeça auxilia o aluno a perceber que as letras das palavras têm uma seqüência certa assim como o desenho, pois, para que o desenho apareça, são necessárias as peças estarem no seu devido lugar, para que possamos visualizar a gravura por completo.

Objetivos:
· Compor palavras a partir das letras.
· Empregar a correspondência desenho e palavra.

Materiais: desenho de objetos ou animais conforme a necessidade da turma, cola, tesoura, lápis colorido, contact, e folha de color set.

Procedimentos: montar a palavra respeitando a ordem determinada pelo desenho.


2.Nome do jogo: caixa de palavras
Introdução:estimula a identificar as palavras, desenvolve a leitura e a escrita, fixa a ordem alfabética, desenvolve o vocabulário e estimula a leitura de formas diferentes da grafia das palavras.
Objetivos:
· Conhecer diferentes formas de escrever a palavra.
· Aplicar o vocabulário de forma coerente.
Materiais: cola,tesoura,recortes de palavras de revistas, color set, folha A3.
Procedimentos: podemos explorar a caixa de palavras de diversas formas:

1. Ler a palavra e copiá-la.
2. Colocar em ordem alfabética.
3. Selecionar palavras que comecem com a letra...
4. Formar frases com a palavra.
5. Utilizar uma palavra para dramatizar o seu significado.
6. Trabalhar a diferença da palavra e o desenho.
7. O que podemos ler?(Ed. Infantil).
8. O que não pode ser lido? (Ed. Infantil).

A turma pode ter uma caixa coletiva feita pela professora, onde contém palavras que a professora considera importante para o trabalho. Também cada aluno pode ter sua própria caixa, como se fosse seu próprio segredo. Criar um envelope no formato de um baú, transformando no "Baú dos segredos".


3.Nome do jogo: descubra a palavra.
Introdução: com esse jogo podemos explorar o vocabulário, a formação das palavras através das silabas, estimulando o pensamento lógico. Quando o aluno precisa comparar a gravura e caçar as silabas.
Objetivo: desenvolver a capacidade de formar palavras a partir das silabas, observando o desenho. Como variante desse jogo podemos adaptar a letra inicial para a Ed. Infantil.
Material: gravuras, cola, tesoura, folha de color set, contact e as palavras.
Procedimentos: as peças verdes viradas com o desenho para cima e organizadas em fileira e as silabas voltadas também par cima organizadas de forma que todos possam ver.
O primeiro jogador pega uma carta verde de sua escolha e tenta caçar as silabas correspondentes ao desenho, depois vira para ver se acertou. Se acertou a palavra, as cartinhas são suas e assim sucessivamente.

Atividade 1
Nome da atividade: clic-clic.
Introdução: essa atividade trabalha com a noção de lateralidade, pois estimula o aluno a visualizar a partir do limite do elástico a escrita horizontal e a escrita vertical das silabas, promovendo o raciocínio lógico formando assim as palavras.
Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico na formação das palavras.
Procedimentos: cada aluno com sua cartela na mão, joga o dado e a partir do número que cair, posiciona os elásticos na posição horizontal e vertical. Logo após o aluno com o campo restrito tenta formar a palavra utilizando uma silaba horizontal e outra vertical. Caso consiga, o aluno pode pegar o desenho correspondente a palavra.

Variante: Pode jogar com as cartelas dos desenhos viradas para baixo tentando adivinhar o desenho, como uma memória.

Atividades 2
Nome da atividade: janela secreta.

Introdução: a janela secreta é uma atividade de leitura de palavras dissílabas, onde o aluno pode auto corrigir-se ao abrir a janela. O legal dessa atividade é preparar diversas janelas, para a leitura e deixar livre para que o aluno possa escolher sua janela.
Objetivo: ler as palavras de forma autônoma. Para a Ed. Infantil, podemos apenas destacar como objetivo a identificação da primeira letra do nome.
Material: cola, tesoura, folha de desenho e gravuras.
Procedimentos: deixar livre escolha do aluno. O aluno lê as palavras e verifica se está correto.
Atividade 3
Nome da atividade: cartela da letra.
Introdução: a cartela da letra propicia ao aluno a leitura de palavras destacando a 1ª letra, sabendo-se que todas as palavras irão começar por: Ex: A.
Material: cola, tesoura, palavras.
Procedimentos: leitura livre das palavras da cartela e verificação direta da professora.
Variantes: pode explorar a cartela com atividades de aula como:
· Forme frases.
· Crie um poema.
· Escolha palavras e faça um desenho.
· Escolha palavras e forme rimas.
· Para Ed. Infantil, podemos trocar as palavras por figuras que comecem com a letra A, por exemplo.
Atividade 4
Nome da atividade: inventando história.
Introdução: essa atividade estimula o pensamento criativo e o raciocínio – lógico, no momento que o aluno busca organizar a história a partir das figuras.
Objetivo: organizar as gravuras de modo que construa uma sentença lógica.
Material: cola, tesoura, diversas gravuras, papel color set.
Procedimentos: as figuras devem estar viradas para baixo. O aluno escolhe 3 gravuras e vira. Após virar o aluno deve criar uma história contando oralmente para o grupo.
Para Ed.Infantil podemos utilizar figuras amplas sem paisagem atrás, para que criem frases com os desenhos.

Bibliografia

ALMEIDA, Paulo Nunes, Educação lúdica técnicas e jogos pedagógicos, edições Loyola, São Paulo, 1990.

CONDEMARÍN, Mabel, Oficina de linguagem, editora Moderna,São Paulo, 1999.

CUNHA, Mylse Helena S. Brincar, pensar e conhecer – brinquedos, jogos e atividades. Tempo Editora

CURTO, Lluis Maruny. Escrever e Ler. Volume I. Artmed Editora. 2000

FEIL, Iselda Terezinha Sausen, Alfabetização um desafio novo para um novo tempo, editora Vozes,1988.

MAJOR, Suzanne, Crianças com dificuldades de aprendizado. Editora Manole Ltda, 1990.

TUTTLE, Cheryl Gerson, Invente jogos, Edições Loyola, São Paulo, 1995.


Material produzido por Silvana Oliveira Carvalho.


Modelo da caixinha

Um comentário:

kelly disse...

Silvana gostei muito das suas atualizações do blog com certeza irei aproveitar bjs